Histórico

Captura de Tela 2014-12-09 às 01.59.42
Anos antes do descobrimento do Brasil, a região do Rio Sorocaba era habitada por Tupiniquins. As atuais ruas de Sorocaba faziam parte do Peabiru, caminho indígena que atravessava a América do Sul e, posteriormente, foi usado por bandeirantes e missionários.

Afonso Sardinha, seu filho homônimo e o técnico em minas Clemente Álvares, por volta de 1589, começaram a procurar ouro no morro do Araçoiaba. Ao encontrarem o minério, comunicaram o fato ao governador-geral do Brasil, Dom Francisco de Souza.

Em 1599, D. Francisco de Souza esteve na região, quando foi erigido um pelourinho – símbolo do poder real – na Nova Vila de Nossa Senhora da Ponte de Mont Serrat. Neste período, muitos bandeirantes percorriam os caminhos do  Peabiru, entre eles, o capitão Baltazar Fernandes.

Baltazar Fernandes mudou-se então para a região, em 1654, com familiares e escravos indígenas e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa “Terra Rasgada”.

Além disso, Baltazar doou terras aos monges beneditinos de Parnaíba, onde morava anteriormente, com a condição de que estes construíssem um convento e uma escola, que funcionaria como centro gerador de cultura. A iniciativa incentivou o povoamento de Sorocaba, atraindo muitos moradores da região para se estabelecerem aqui.

A localização geográfica favoreceu Sorocaba no comércio das tropas. Sua posição estratégica a tornou parada obrigatória para os tropeiros, no eixo econômico do entre o Sul, o Norte e o Nordeste. A cidade, com o fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, onde brasileiros de todos os estados reuniam-se para comprar e vender animais.

A grande movimentação econômica e o intenso fluxo de pessoas proporcionou desenvolvimento ao comércio e à indústria caseira, com base na confecção de facas, facões, redes, doces e objetos de couro para montaria. A partir daí, novos ciclos de desenvolvimento marcaram a história de Sorocaba, em especial, depois da inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875.

O progresso chegou por meio dos trilhos da Sorocabana e logo o pequeno vilarejo cresceu e multiplicou sua população. O desenvolvimento atraiu investimentos ingleses, com a implantação de indústrias têxteis, que tornaram a cidade conhecida como a Manchester Paulista.

A partir da década de 1970, a cidade diversificou seu parque industrial, que abriga hoje milhares de empresas, incluindo algumas das principais do Brasil e da América do Sul. Agora, Sorocaba se prepara para entrar em uma nova etapa do seu desenvolvimento, com a implantação de um Parque Tecnológico.

A cidade irá mudar de patamar de competitividade: ela deixará de ser apenas uma cidade industrial para ser também uma cidade tecnológica, o que ajudará a garantir seu futuro, com a atração de novos investimentos, e ajudar o Brasil a ter competitividade tecnológica.

Fonte Portal da Cidadania de Sorocaba

Deixe um comentário